top of page

Realizou-se a 17 e 18 de Maio de 2013, em Lisboa, o XXIV Colóquio da Sociedade Portuguesa de Psicanálise subordinado ao tema Psicanálise na Era Global.

 

Este Colóquio assumiu-se como um espaço de debate e reflexão sobre as exigências que na atualidade se colocam à prática clínica psicanalítica.

 

O objetivo geral foi contribuir para a construção do trabalho e  do pensamento psicanalítico e integrar o conhecimento da psicanálise com os conhecimentos de outras disciplinas, promovendo o debate e a procura ativa de caminhos num mundo em constante mudança.

 

No balanço final do Colóquio destacaríamos como aspectos relevantes que corresponderam plenamente aos objetivos que nortearam o trabalho da Comissão Organizadora, os seguintes:

 

Psicanálise na Era Global

XXIV Colóquio da Sociedade Portuguesa de Psicanálise

  • os contributos dos psicanalistas da nossa Sociedade que participaram nos painéis multidisciplinares e mesas redondas,  cujas comunicações perspectivaram os desenvolvimentos mais modernos da psicanálise, tanto enquanto corpo teórico como na dimensão clínica;

 

  • o diálogo conseguido com convidados de outras áreas disciplinares, como a filosofia, a medicina, a literatura e a arte, entre outras;

 

  • a presença de Howard Levine e Marie-Thérèse Khair Badawi, pela primeira vez em Portugal, que trouxeram temas de grande atualidade, como a psicanálise vivida em situação de guerra e a diversidade de vias para a instauração de um processo psicanalítico;

 

  • o facto de, pela primeira vez, um colóquio da SPP ter sido aberto a comunicações livres e posters para os profissionais em geral, independentemente de serem membros da SPP. Abertura esta que teve uma resposta muito positiva, com 8 comunicações livres e 18 posters (dois dos quais eletrónicos). Foram atribuídos dois prémios para a melhor comunicação livre e o melhor poster e quatro menções honrosas.

 

O Colóquio teve um total de 199 inscritos. 

 

Associado ao Colóquio ocorreu um evento da IPSO - International Psychoanalytical Studies Organization que teve a participação de 17 candidatos.

 

Por último, de referir que como forma de solidariedade e divulgação da psicanálise foram oferecidas algumas inscrições a Instituições de Solidariedade Social e a um número limitado de estudantes do 1º ciclo das licenciaturas em Medicina e Psicologia.

bottom of page