top of page

Balanço final do Colóquio

A Sociedade Portuguesa de Psicanálise realizou nos dias 17 e 18 de Abril de 2015, com a colaboração da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, um colóquio subordinado ao tema: ADOLESCÊNCIA E PSICANÁLISE.

O principal objectivo foi elaborar um programa que fosse ao encontro dos interesses e necessidades dos médicos, psicólogos e estudantes de psicologia, professores e educadores, entre outros profissionais.

· Como é que a psicanálise pode ser útil ao adolescente?

· O que pensa a Psicanálise das diferentes problemáticas da adolescência?

Com o objectivo de responder a estas e outras questões, as manhãs foram do domínio da teoria e da prática psicanalítica com apresentação e discussão de casos clínicos, e as tardes dirigidas a uma visão multidisciplinar: médica, psicopatológica, sociológica e educativa.

Associado ao Colóquio ocorreu um atelier “Adolescentes em Instituição” que contou com a participação de dezoito profissionais e um evento da IPSO - International Psychoanalytical Studies Organization, que teve a participação de dezassete candidatos.

O colóquio decorreu com alto nível de interesse, onde as conferências e as comunicações corresponderam às expectativas do público, que se envolveu em debates frutuosos. Estamos convictos que as questões e as respostas elaboradas no decurso destes dois dias ajudaram todos os presentes a encontrar uma continuidade e coerência no contacto com os adolescentes.

Por último, de referir como forma de solidariedade e divulgação da psicanálise foram oferecidas algumas inscrições a Instituições de Solidariedade Social assim como a estudantes. No total contamos com a presença de duzentos e cinquenta e duas inscrições.

A Comissão Organizadora agradece a todos aqueles que participaram e assistiram ao Colóquio.


bottom of page